Escreva para nós - todas as páginas - AcyMailing subscription form

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário

Projetos ——

Carlotas leva empatia e diversidade para empresas

Fabiana Gutierrez

29 de junho de 2016

Tamanho da letra:

Em 2013, quando começamos a conversar com os educadores, percebemos que nós, como adultos, precisamos também desenvolver nosso olhar para as diferenças e imperfeições, e exercitar a empatia. De nada adiantava falar com as crianças, se ao olhar ao redor, ela não encontra um ambiente que a estimule e acolha esse novo olhar.

Foi então que aos poucos, desenhamos o Carlotas@Work, uma conversa sobre diversidade, respeito e, sobretudo, empatia para adultos em empresas. Com um frio na barriga enorme, no início desse ano, começamos essa conversa. Estabelecemos algumas parceiras incríveis que entraram nessa viagem conosco e abriram as portas para que pudéssemos conduzir esse diálogo dentro das suas salas de reuniões.

Antes mesmo de começarmos, o que mais ouvimos é que empatia tem sido um tema abordado constantemente e, sob olhares meio desconfiados, fazemos o convite para construirmos juntos empatia. Mas, para isso, vamos desconstruir um monte de outros conceitos que, sem perceber, carregamos no nosso dia-a-dia.

Dentro do caminho que trilhamos, começamos por questionar os conceitos de diversidade, desconstruímos a perfeição e revemos padrões e modelo de mundo. Acompanhados por reflexões vindas de histórias, jogos e muita interação, passamos a resignificar tudo isso para podermos entrar na nossa espiral da empatia.
Somente quando olhamos para dentro nós e nos enxergamos com toda nossa vulnerabilidade e imperfeição é que podemos olhar para o outro e nos conectar como seres humanos. A partir daí, temos a oportunidade de olhar o mundo como o outro e então, olharmos juntos. Esse é um exercício constante de construção de empatia. A grande descoberta é que a empatia vem da habilidade que temos em nos conectar com o outro, criar esse vínculo, no qual reconheço na outra pessoa algo meu, algo humano, algo que vai nos unir mesmo com todas as diferenças.

“Excelente: a importância destas conexões’ com o outro num mundo cheio de redes sociais.”, "Dar-se conta das pessoas é vital para o trabalho do consultor neste processo de mudança. O mais desafiador é ‘exercer a não opinião", participantes de diferentes oficinas Carlotas@Work.

E não tem alegria maior do que ver, ao final, os olhares desconfiados se tornarem novos olhares sobre a vida com o desafio do exercício “horário” de colocar a empatia em prática.

“Fico muito satisfeito e orgulhoso da empresa em que trabalho proporcionar um treinamento tão importante, não apenas para o meu novo desafio no trabalho, como também para a minha vida pessoal. O treinamento certamente agrega muito valor para o individuo profissional e ser humano!” - mais um depoimento que da gosto de compartilhar.

Fabiana Gutierrez

Comunicadora, fã de redes sociais, blogueira, mãe, empreendedora social e feliz. Não necessariamente nessa ordem. Descobri que o que não muda, é que tudo muda. Apenas o que é importante permanece porque o que não toca o coração, não fica na mente. Tento viver o que acredito e por isso estou aqui.


Empresa B br

Carlotas possui o Certificado B, ou seja, fazemos parte de um movimento global que utiliza o poder dos negócios para gerar um impacto positivo. Clique aqui para saber mais.

Buscamos nutrir relações humanas mais empáticas e respeitosas.

Facebook Linkedin Instagram Youtube Spotify Empresa B

©Carlotas 2020 - Todos os direitos reservados. Informações legais